terça-feira, 26 de novembro de 2013

Forração

 Traseira e pés amarelados

 Freqüentemente vemos gerbils com o bumbum ou a traseira amarelada ou alaranjada. Estas manchas aparecem melhor em gerbils que não tenham a pelagem no tom de amarelo. Geralmente esses pêlos manchados são acompanhados do característico odor de urina. Isso porque a mancha é provocada pelo xixi do gerbil.

A frequência é maior em gerbils dominantes ou fêmeas reprodutoras.

O que é a mancha amarelada? 

Caso a forração fique muito tempo sem ser trocada, se você utiliza serragem ou muito papelão, a traseira e os pés do gerbil ficarão molhados pelo xixi. Eles ficam pisando e sentando repetidamente em uma forração suja, sem ter como se limpar sozinho.
 Essa urina que fica nos pêlos funcionará como um alvejante, desbotando o tom original da pelagem, devido ao amoníaco. Por isso é normal ver gerbils com essa manchas avermelhadas ou alaranjadas, o pêlo escuro desbotou.

Como evitar? 

Se o seu gerbil apresentou  a mancha e você costuma usar serragem, a dica é trocar a serragem por granulado higiênico ou areia de gato {isso mesmo, areia de gato!!}.
Com a areia na gaiola/caixa, você a mantêm sempre seca e o gerbil não se suja na própria urina.
 Você também deve analisar se não está deixando a forração por muito tempo sem trocar.
Trocando a forração com a frequência certa, você evita que o seu gerbil apresente essas manchas.

As melhores marcas de forração são Like Cat (Mega Vet), PipiCat (Kelco Pet) e Roedores  (Health Care). Nós usamos a Like Cat, que é bem barata, e podemos afirmar com toda certeza de que dá uma boa segurada no odor da urina!!







O que fazer?

Infelizmente não adianta lavar, a mancha não sairá. Porque não é uma sujeira e sim o pêlo que mudou de cor naquele local. Para dar banho no seu gerbil, utilize o pó de cálcio dia sim, dia não, para dar uma suavizada na mancha de ferrugem, mas o pêlo só voltará a cor normal quando o gerbil  fizer a próxima muda de pelagem, o que ocorre várias vezes por ano! 





Pêlo bom e pêlo ruim

Acredite, o tipo de forração que você utiliza, pode sim mudar a característica da pelagem do seu gerbil!

É simples... 
Gerbil + Serragem = Pêlo ruim
Gerbil + Granulado/Areia de gato = Pêlo bom

Por quê?
Porque a Serragem não deixa a gaiola totalmente seca e o pêlo do gerbil acaba ficando molhado de xixi e água. Um pêlo sujo, com cheiro de urina e totalmente oleoso.
Já com a areia de gato, a gaiola fica sempre seca. Se ele fizer xixi, o xixi será absorvido pela areia que seca imediatamente. O Gerbil não se molha de urina e nem água e não fica com cheiro ruim, o mantendo assim com o pêlo uniforme e sedoso.
Tem também a opção de misturar a serragem com a areia de gato na gaiola, tendo em vista que os gerbos amam cavar a serragem!!

Bom

Ruim






Cuidando dos bebês

Cuidando dos filhotes


Aqui estão algumas regras sobre como cuidar de gerbos bebês. Você precisa principalmente mantê-los seguros. Gerbos pais são perfeitamente capazes de cuidar muito bem de seus bebês nos estágios iniciais. Mas você precisa estar ciente e alerta para certas coisas.Cuidado com a forração, rodinha, e outras coisas que podem ferir algum filhote.
Gerbos adultos são excelentes pais quando se trata de cuidar de seus filhotes. Os filhotes também dependem totalmente de seus pais nas primeiras semanas após o seu nascimento. No entanto, às vezes os pais podem requerer seu apoio.
Gerbils bebês são conhecidos como filhotes, na primeira semana após o nascimento, eles se parecem com pequenos filhotes de cachorro. A maioria das ninhadas têm 3-9 filhotes, mas o número varia de cada gestação.
Uma das primeiras perguntas que você provavelmente vai querer que sejam respondidas é quando posso pega-los ?
A maioria pode ser até mesmo enquanto eles ainda são muito pequenos e frágeis.Você vai notar que a maioria dos pais realmente não se incomodam. Mas, se ficarem irritados ou agressivos dê aos pais muitas outras coisas a fazer para distraí-los,rolo de papel higiênico é uma boa idéia. Tente interagir com os gerbils bebê, o mais breve possível. Tenha muito cuidado, segurando um pequeno filhote.Eles ainda são pequenos para ter certeza de que está tudo certo para eles, as vezes tem uns gerbos ariscos que pulam das mãos e podem se machucar drasticamente.

Gerbil bebês são normalmente muito saudáveis, mas existem algumas doenças que podem sofrer. Se você ver qualquer problema de saúde leve ao veterinário o mais rápido possível.
Se um bebê gerbil desenvolve problemas respiratórios você ouvirá o tique-taque quando se respira. Neste caso, leve o filhote para o veterinário imediatamente, para tratar.Deixá-lo sem o tratamento específico é capaz dele morrer.
Um filhote de gerbil com diarréia pode ter ou doença de Tyzzer ou E.coli. Ambos são perigosos. Mas uma dose adequada de antibióticos e reidratação deve resolver o problema,consulte sempre seu veterinário. Além disso, certifique-se de que os outros filhotes não estão infectados.Mas sempre que der algum remédio, consulte seu veterinário.Doses erradas podem matar os gerbos.
Mais importante ainda, verificar se o filhote está recebendo leite suficiente. Se este não for o caso, haverá alguns sinais: a careca na parte de trás, pele não desenvolve e ele vai ser desnutrido e menor do que os outros. Neste caso, coloque os outros filhotes em um lugar seguro e quente, enquanto você permite que o filhote afetado se alimente bem ou dê alimentação extra.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Sexo

Identificando o sexo

O sexo dos filhotes podem ser identificados quando os pêlos começam a crescer, a partir daí será possível visualizar as tetinhas das fêmeas, que ficam bem visíveis nesta época. são pequenas regiões circulares sem pêlos na barriga, normalmente ficam visíveis apenas 4 delas.
 Caso haja dois filhotes da mesma cor, porém de sexos diferentes, procure uma maneira de diferenciá-los, como a tonalidade da cor, pois há um período "intermediário" em que é bem difícil identificar o sexo. Entre a 3ª e a 5ª semana mais ou menos, a única forma de diferenciar os sexos é pela distância entre os órgão sexuais e o ânus.
Nos machos, esta distância é maior do que nas fêmeas. Com cerca de 5-6 semanas, os machos começarão a desenvolver testículos, facilitando a identificação do sexo. No início serão apenas pequenos montinhos, mas já será possível perceber a diferença em relação às fêmeas.




                                      >>>>>>>>  de 3 a 7 dias <<<<<<<<

Os filhotes ainda não tem pêlos, mas você consegue ter ideia das colorações através do tom da pele. Nessa idade é que nas fêmeas você consegue ver seis pontos nas laterais da barriga, que são as tetinhas.
Nos machos não existe nenhum desses pontinhos. Depois de uma semana esse pontinhos irão sumir. Então o melhor a fazer é decorar o número de fêmeas e a cor da pele delas, é interessante olhar os filhotes todos os dias.


                                     >>>>>>>> de 10 a 20 dias <<<<<<<<

Os filhotes já tem a pelagem completa e os olhos abertos. Você consegue diferenciar os machos das fêmeas pela distancia entre o ânus e os órgãos sexuais, que nos machos é um pouco maior. Não aconselhamos a fazer a sexagem nessa idade, pois os filhotes são muito parecidos. É conselhável identificar os sexos na idade das tetinhas ou esperar até eles desmamarem.

                                   >>>>>>>> de 20 a 40 dias <<<<<<<<

A distância entre os órgãos sexuais e o ânus é maior nos machos, que começam a mostrar os testículos, é nesse período que os testículos descem para a bolsa escrotal e você consegue ver ver. Dependendo a posição em que está o filhote, os testículos somem ou aparecem,pois ainda não saíram totalmente. A cor dos testículos muda de acordo com a cor da pele do gerbil, variando entre o preto e o rosa.


                                  >>>>>>>> de 40 dias em diante <<<<<<<<

Os testículos estão totalmente para fora, e não há mais duvidas sobre o sexo. enquanto o gerbil solto se movimenta, você consegue reparar que há um volume e que o bumbum dele fica peludinho, pois os testículos do gerbil ficam cobertos por pelagem e não à mostra como nos camundongos e hamsters.


Como domesticar os Gerbils

Domesticando gerbils

A primeira coisa que você deve saber sobre gerbils é que eles podem ser facilmente domesticados. Eles não mordem como hamsters. Se você decidir comprar um gerbil para sua casa, você deve comprá-los em pares, de modo que é mais fácil para que você possa ajudá-los a se adaptar ao ambiente humano. Para facilitar a domesticação tente comprá-los o mais jovens possível.
Gerbils logo se acostumam com um ambiente cheio de seres humanos, se você os mantiver em áreas onde há atividade média acontecendo durante o dia. No entanto, muita comoção e emoção pode ser irritante para eles.
Deixe-os sozinhos para se acostumar com a atividade na casa inicialmente. Não comece imediatamente ensinando-lhes como se comportar. Você pode colocar o punho de sua mão dentro da gaiola para que eles possam cheirar e lamber. Se eles tentam mordê-lo, você não deve se assustar,é normal. Tire sua mão de forma gradual, sem fazer movimentos bruscos.
Você deve alimentá-los com sementes de girassol, biscoitinhos. No início, eles podem ter um pouco de medo de comer em sua mão. Alimente várias vezes com a mão dentro da gaiola e espere por eles para pegarem a comida de você. Troque a água e limpe a gaiola sempre que tiver tempo para que os roedores se acostumem com você.

Não perturbe-os quando eles estão dormindo. Você também deve estar aberto a mordidas inofensivas em sua mão. Uma hora eles se acostumam com sua presença e irão subir na sua mão.Você deve apoiá-los na parte de trás, colocando a outra mão por trás deles. No entanto, num primeiro momento eles podem estar com medo por essa ação e fugir. Portanto,  repita esta ação com eles até que estejam confortáveis com isso.Cuidado com tombos, de alturas altas, as vezes o animal se assusta e pula, acaba se machucando.
Você deve alimentá-los com sementes de girassol ao longo do tempo como um deleite, mas não exagere,semente de girassol é rica em gordura. Quanto mais você interage com eles com uma voz calma, mais eles vão aprender as formas de comunicação dos seres humanos.

Por que você precisa ter pelo menos dois Gerbils.

Quanto mais gerbos, mais felizes eles são.

Se você está pensando sobre a obtenção de um Gerbil como animal de estimação, pense em pares. Essas criaturas são muito sociais e não gostam de viver sozinhas. Quanto mais melhor ,é o caso aqui. Se você quiser um roedor solitário, compre um hamster. No entanto, não basta comprar aleatoriamente roedores e colocá-los em uma gaiola juntos, porque eles também são muito territoriais. Eles vão lutar entre si até a morte para defender o que consideram seu território. Eles vão considerar o outro gerbil como um "intruso". É por isso que é uma boa idéia adotar gerbos da mesma ninhada, ou seja, aqueles que nasceram juntos.

Se por algum motivo você não pode obter seus irmãozinhos, você tem que colocar os dois gerbils através de um processo de familiarização. Você pode fazer isso, colocando-os na mesma gaiola equipado com um divisor que eles não podem passar. Isso permite que eles cheirem um ao outro e se familiarizem com os seus odores pessoais. Troque suas áreas de estar ao longo do tempo. Isso irá ajudá-los a conhecer o cheiro do outro gerbil ainda mais de perto.
Mesmo depois de tudo isso, eles devem ser colocados juntos apenas por curtos períodos de tempo e apenas quando você é capaz de vigiá-los. Você pode ficar tranqüilo apenas quando começarem a dormir pacificamente juntos. Se houver qualquer sinal de hostilidade, volte para o primeiro passo para evitar ter um gerbil gravemente ferido ou morto em suas mãos.
A melhor maneira de evitar a procriação é identificar o sexo dos gerbils que você tem. Se você não sabe como fazer isso, procure um especialista ou uma pessoa qualificada,para identificá-los para você,ou então você poderá acabar sendo um criador inconsciente.
Tendo pares de gerbils é o recomendado,para machos no máximo quatro e para fêmeas apenas duas.

Saúde do Gerbil

Gerbils são animais saudáveis

Os gerbos são normalmente animais muito saudáveis ​​e são muito resistentes a doenças e infecções. A primeira coisa a levar em consideração é a prevenção: um lugar seguro para se viver, água e alimentos de boa qualidade nunca devem faltar. Alguns sintomas que podem ser um aviso,é o aumento no tempo que ele dorme, perda de peso, mais agressividade, perda de apetite, má postura, pele suja, respiração ofegante ou rápida.

A seguir está uma lista dos problemas mais freqüentes:

  • Quedas não costuma criar problemas para gerbils, mas se cai de uma considerável ele pode sofrer de choque. Neste caso, recomenda-se que você coloque o animal em sua gaiola, mantenha sob observação e chamar o veterinário para verificar se há ossos quebrados.
  • O choque térmico pode ser fatal. Os sintomas são tremores e letargia. Neste caso, é recomendável que você coloque o gerbo em um lugar tranquilo, bem ventilado e chame o veterinário.
  • Em caso de ferimentos desinfectar a área afetada e chamar o veterinário. As feridas podem ser causadas por lutas, mas também pelas condições que podem ser encontrados na gaiola. Gerbils vão roer continuamente qualquer coisa que encontra em suas gaiolas, o atrito repetido do focinho contra objetos duros, como cerâmica ou divisores etc, enquanto eles estão fazendo isso, pode causar lacerações irritantes.verifique se eles estão se machucando, e retire o que lhe causa dor.
  • Você pode encontrar o seu gerbil com a cauda danificada . Existem várias causas (incluindo uma tentativa de pegar o animal pela cauda) e, quando isso acontece, não há remédios. A parte destacada é formada de pele, que vai deixar a parte muscular e óssea da cauda exposta. Quando esta parte seca, cai. Em caso de infecção chamar o veterinário.
  • Estresse , medo ou surpresa pode causar convulsões. Neste caso, colocar imediatamente o animal em um local separado e chamar o veterinário.
  • Dentes que são muito longos podem criar sérios problemas para mastigar e seu comprimento deve ser monitorado regularmente.

Pequenos roedores também podem ser vítimas as seguintes doenças:

  • Doenças do sistema respiratório, tais como resfriados comuns e alergias ao material de ninho (nunca use pinho ou cedro). Coriza e espirros, são sinais de que algo está errado e uma visita ao veterinário é recomendado.
  • A diarreia pode ser causada por muitos vegetais frescos em sua dieta e, neste caso, a quantidade deve ser reduzida drasticamente. Outras causas podem ser vírus ou bactérias e, obviamente, você deve consultar o seu veterinário.
  • Micose, pulgas e ácaros podem infestar gerbils. A perda de cabelos em manchas, pele avermelhada, coceira, pontos brancos na pele (os ovos de parasitas) são a evidência mais clara. Um veterinário deve ser contactado e depois de manusear o animal deve lavar imediatamente as mãos.
  • Cistos e câncer podem aparecer em gerbils mais velhos. Eles podem aparecer em qualquer lugar, mas muitas vezes afligem a glândula abdominal. Um inchaço pode sugerir a presença.A solução é a cirurgia.
  • Doença de Tyzzer é causada pelo clostridio piliforme , uma bactéria que entra no corpo através do contacto entre as fezes e da boca infectadas. Dentro do animal, a bactéria ataca em primeiro lugar o intestino, seguido pelo fígado e, finalmente, o resto do corpo, incluindo o coração. Os sintomas são ,pelos bagunçados, apatia, depressão, diarréia muito líquida, resíduos de fezes na região perineal e perda de apetite.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Como limpar a gaiola do Gerbil

Limpeza de gaiolas 

A limpeza é muito importante, especialmente para os seus animais de estimação. Manter um animal de estimação é muito divertido, mas também precisa de muito esforço. Você deve manter a gaiola do seu gerbo limpa em todos os momentos. A limpeza média deve ser realizada uma vez por semana ou, no máximo, uma vez a cada duas semanas. Lembre-se que seus gerbils de estimação vão começar a feder se esquecer de limpar a gaiola. Outra coisa que você deve lembrar é de aumentar a freqüência de limpeza, se você tiver mais de um gerbil ou se eles estão vivendo em um aquário.
Enquanto você está limpando sua gaiola certifique-se de colocá-los em um lugar seguro para que eles não possam escapar. Você pode colocá-los em uma bola de correr ou um cercadinho.Outro lugar onde você pode colocá-los temporariamente é em uma caixa menor.
Alguns guias práticos, dizem para não jogar toda forração fora, particularmente trocamos toda  forração.

Você pode usar água morna e sabão para limpar a gaiola. Certifique-se que não há nenhum cheiro persistente de sabão. Se houver em seguida, enxaguar com água ,vinagre embebido em toalhas ou com toalhas de papel úmidas, a fim de se livrar do cheiro. Deixe tudo seco. Não deve haver qualquer umidade deixada na gaiola.
Faça o mesmo com a garrafa de água e a tigela de comida, se houver. 
ATENÇÃO: Qualquer sabão residual é prejudicial para o seu gerbil, de modo que você deve ter cuidado na remoção de todos os vestígios dele.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Perguntas frequentes






1. O que faz um Gerbil ser diferente de um hamster ou rato?

Gerbos se assemelham  a hamsters, na verdade, eles são relacionados, e muitas pessoas confundem os dois animais. No entanto, gerbis são geralmente maiores do que hamsters, ainda mais magro, e suas caudas são mais longas e seu pêlo mais macio. 
Muitas características de gerbis os tornam animais de estimação ideais. Um dos principais benefícios de possuir um gerbil é que suas gaiolas necessitam de limpeza com menor frequência. Isso ocorre porque gerbis são animais do deserto e estão acostumados a comer e beber pequenas quantidades e, portanto, eles produzem menos resíduos. Os gerbos são também menos prováveis ​​de morder que outros roedores pequenos que são mantidos como animais de estimação. Além disso, gerbils não são estritamente noturnos, eles são mais propensos a serem enérgicos e brincalhões durante o dia do que outros roedores.


2. Meu gerbil me morde sempre que pego ele, por que e como fazê-lo parar?

Gerbos normalmente não são agressivos,e geralmente mordem apenas se eles estiverem doentes,com medo,ou sentindo-se ameaçado,no entanto gerbos tem um impulso natural para roer.Na verdade,pode ser difícil dizer como um gerbil está se sentindo, ou qual a sua motivação.Os Gerbos são altamente improváveis para morder,mas se este comportamento ocorre a boa notícia,é que você pode treinar seu gerbil para parar.Tente dar um leve "Peteleco" em cima da cabeça e dizer: " Não! " Além disso ,não coloque de volta a gaiola,após ele morder,isso vai incentiva-lo a aprender que se ele morder volta pra gaiola.Manuseie seu gerbo tranquilamente,a partir do momento que é jovem,geralmente eles ficam mais mansos.


3. Por que os roedores gostam de mastigar muito, o que é seguro para eles mastigarem?

Mastigar é um hábito saudável! Os dentes dos gerbos estão em constante crescimento, assim como nossas unhas, por isso, gerbis devem mastigar as coisas, a fim de apresentar os seus dentes até um comprimento gerenciável. Você pode fornecer ao seu gerbil, sucatas de papelão e papel, peças cortadas de rolos de papel higiênico funcionam bem, assim como cascas de coco e galhos grandes. Você também pode comprar blocos de mastigar especiais ou brinquedos de madeira em uma loja de animais. Apenas certifique-se que tudo o que você tem a oferecer não contém qualquer tinta, perfume, aromatizantes, ou cola, pois eles podem ser tóxicos para o seu animal de estimação.


4. Arranhar os cantos da gaiola é um mau sinal?

Não. Enquanto os seres humanos podem achar chato, este é um comportamento perfeitamente normal para um gerbil. Eles adoram toca, e é o seu instinto natural de tentar cavar túneis onde for possível. É por isso que eles tentam arranhar a gaiola. Dar ao seu gerbil uma cabana para se esconder, pode ajudar a reduzir esse desejo natural. Se você está realmente investido em seu gerbil, pode então comprar uma gaiola que contém um extenso sistema de tocas artificiais, ou você mesmo pode construir algumas. Tenha em mente que as peças de plástico podem representar um problema, se ingeridas, pois os gerbos costumam roer também esse tipo de material.


5. Gerbils podem comer qualquer alimento "humano" como lanche?

Sim. Muitos alimentos naturais que os seres humanos comem também são adequados para os gerbilos. Estes incluem certas frutas orgânicas, frescas e vegetais, bem como crua, girassol sem sal e sementes de abóbora. Fique longe de todos os embalados, processados ​​ou não-orgânico. 
Muitos alimentos aparentemente inofensivos podem ser tóxicos para os gerbos.


6. Quais as preocupações devo ter em relação a saúde do meu gerbil?

Como a maioria dos animais, eles também estão predispostos a certas condições. Surpreendentemente, muitos roedores têm epilepsia. Na maioria dos casos, uma apreensão passa sem causar danos a longo prazo. Os gerbos também têm uma tendência para desenvolver tumores, que podem ou não ser maligno. Alguns gerbils podem apresentar problemas com os ouvidos ou dentes.
A melhor maneira de manter seu gerbil em boa saúde é lidar com isso com cuidado.Soltar um gerbil de uma altura considerável alta pode causar fraturas ou ferimentos internos que não podem ser sempre aparente à primeira vista. Além disso, o manuseio inadequado pode resultar na perda de sua cauda. seja na perda de pêlo ou pele da cauda.



 7. Gerbil têm personalidade particular ou características comportamentais?

Uma das razões pelas quais gerbils são animais de estimação populares é a natureza lúdica. Na natureza, os gerbos vivem juntos. Quando confinado a uma gaiola, um gerbil sozinho pode tornar-se solitário. No entanto, deve-se introduzir os gerbils cuidadosamente, caso contrário, o novo gerbil pode ser visto como um intruso. Lutar em cativeiro é mais perigoso do que é na natureza, porque os adversários estão presos e não podem ser executados com segurança. Dito isto, as lutas geralmente ocorrem em um dos dois níveis. Comportamento de Boxe, que inclui socos e empurrões, é mais suave e pode ser uma expressão de assertividade ou aborrecimentoCom gerbils mais jovens, muitas vezes pode ser um comportamento brincalhão. Quando os gerbils rolar em uma bola, ai sim pode-se caracterizar como uma briga, que requer a sua intervenção, pois eles podem tirar sangue e, eventualmente, matar um ao outro.





Apresentando os Gerbis


Apresentação


Os roedores "selvagens" formam-se em pequenas famílias. Eles são criaturas sociáveis, limpos, correm , e brincam um com o outro. Semelhante a outros animais comuns como lobos, não é o principal par de gerbis que reproduzem, enquanto o mais velho cuida do jovem. Quando os gerbos crianças atingem a puberdade e, conseqüentemente, a maturidade, eles deixam suas comunidades para formar um outro grupo social. Mesmo em confinamento, gerbis preferem estar em grupos. No entanto, é inteiramente a critério do proprietário para determinar o tamanho mais vantajoso de tal grupo,depende mais do espaço que você tem para cria-los.

Recomendações para apresentar os Gerbis:

Dois gerbos estranhos devem ser introduzidos para o outro apenas através do método da gaiola dividida. De um modo geral, os jovens gerbis,conseguem ser apresentados facilmente. É aconselhável não manter mais de duas fêmeas adultas juntas.
Gerbis são criaturas extremamente defensivos e territoriais, portanto, são um pouco violentos para outros gerbos desconhecidos. É melhor escolher dois gerbos que já vivem juntos e têm entre seis a oito semanas. Isto levará a um processo mais tranquilo quando se mudam para uma nova gaiola. Os gerbos, que foram mantidos separados por mais de um dia podem ser reintroduzidos lentamente para o outro através da divisão da gaiola criada.

Dividir a gaiola é o melhor método


Uma gaiola,aquário ou caixa -organizadora de cerca de 15-20 litros de capacidade que possa ser facilmente dividida em duas partes é necessária.
Por outro lado, você pode ser capaz de construir uma parede divisória de acrílico. Perfuram buracos nas paredes para permitir que o cheiro de um gerbil chegue para o outro por essas aberturas. Independentemente de você usar acrílico, gaiolas, certifique-se de que o divisor se encaixa perfeitamente e é seguro. Os gerbos tentarão rastejar por baixo, por cima ou em volta da divisória para chegar ao outro lado, na outra metade da gaiola.Além disso, verifique se a tampa do compartimento se encaixa corretamente. Não se esqueça de observar os gerbos depois de colocá-los na gaiola, até que você esteja absolutamente confiante de que a parede de divisão está fixa.
Assim como muitos outros animais, incluindo gatos, roedores são sensíveis ao cheiro. Quando um animal se acostuma com o cheiro do corpo do outro, eles tendem a se tornar menos hostis.No caso dos gatos, limpando cada gato com a mesma toalha transmite o aroma de um para o outro. No caso dos gerbis, pode transferir eficazmente o aroma por cautela, movendo os gerbos para os lados opostos da gaiola de 2 a 4 vezes ao dia.
Depois de uma semana destas deslocações diárias,talvez eles até estejam dormindo juntos,quando isso acontecer,será um ótimo sinal para junta-los, lentamente tire o divisor. Esteja preparado com luvas grossas para separar os gerbos ,se uma briga começar. Você precisa estudá-los cuidadosamente por pelo menos cinco a seis horas, e às vezes até mais. Apenas remova o divisor quando você estiver disponível para observar os animais.
Depois de ver que eles começaram a cuidar um do outro e estão dormindo pacificamente juntos no mesmo ninho, você pode ter certeza de que a transição foi bem sucedida e agora, eles vão viver juntos em completa harmonia.


Sua forma de comunicação

Linguagem corporal Gerbil

Como  com qualquer animal de estimação, é importante para entender a linguagem corporal do seu gerbil e o que eles querem dizer com seus vários gestos. Na maioria das vezes, temos a tendência a interpretar mal esses sinais sutis e acabam fazendo mais mal ao nosso animal de estimação do que a nós mesmos. Então, você tem que gastar tempo com ele e aprender a entender sua linguagem corporal.
  • Se você tem um par de gerbils em sua casa, você provavelmente está ciente da maneira curiosa em que dizer "Olá" para o outro. Um Gerbil corre até o outro e toca sua boca ou nariz para beijá-lo. Eles fazem isso porque reconhecem uns aos outros pelo gosto de sua saliva ou pelo seu odor corporal.
  • Se o seu gerbil se levanta alto sobre as patas traseiras, com as patas dianteiras unidas como se estivesse em oração, isso significa que seu gerbil está em alerta e atento.
  • Se ele está parado na mesma posição, mas suas mãos não estão juntas, e sim penduradas em qualquer lado na frente de seu peito, isso significa que o gerbil está curioso e esperando algo acontecer. Ele pode não estar com medo, mas, definitivamente, significa que ele é consciente de seu entorno e esperando um sinal de ameaça de companheiros roedores ou de fora. Nesta postura, gerbils pode virar e olhar em torno de si. Mas se é olhando diretamente para a frente, sem mover a cabeça em qualquer direção, isso significa que ele está definitivamente procurando sinais ameaçadores.
  • Às vezes, quando um gerbil se levanta e olha para a frente, isso significa que ele está a tentar ver o que está acontecendo na casa.
  • Quando um gerbil rola sobre suas costas e expõe sua barriga ao seu parceiro, isso significa que é um estado de espírito submisso e gostaria de ser mimado pelo outro gerbil. Esta postura submissa ganha a confiança do outro gerbil, diz-lhe que está no comando e ainda acena para ele para cuidar da pele do outro gerbil.
  • Gerbils também solicitam preparação, colocando o queixo no chão e usando o nariz para tocar na parte inferior da boca do outro gerbil.
  • Quando os gerbils estão zangados uns com os outros ou tentam impor alguma coisa, você vai vê-los com as costas arqueadas, pressionando o rosto contra o outro, com seus pêlos arrepiados.
  • Muitas pessoas confundem o hábito de cavar nos cantos da gaiola com uma tentativa desesperada de escapar.Não é.Este comportamento é conhecido como "escavação estereotipada",e provém do instinto natural dos gerbos de cavar.É perfeitamente normal.

Eles são originários de onde?

Gerbos selvagens


Gerbos são pequenos roedores, nãããão eles não são ratos! Eles normalmente têm barrigas brancas e são agouti colorido. Eles vivem em um estado selvagem na Ásia Central, Índia, Oriente Médio e África. Eles percorrem a savana, deserto quente e semi-deserto dessas nações. A cor de sua pelagem varia de um acinzentado para um marrom avermelhado com preto. As caudas são cobertas de pêlo, ao contrário de ratos e ratazanas. Eles pertencem a exatamente a mesma sub-ordem, como ratos e camundongos, a Muridae, no entanto, eles também são conhecidos como "ratos do deserto","Esquilos da Mongólia", gerbils são parte de uma família diferente - o Gerbillinae que é feito de cerca de noventa espécies.
O tipo de gerbo normalmente mantido como animal de estimação é o "Gerbo da Mongólia". Ele foi encontrado pela primeira vez por europeus na Mongólia Oriental em 1867. Na década de 1930 eles foram criados com sucesso no Japão e, em seguida, em 1954 eles foram levados para os Estados Unidos e, em 1964, foram tomadas uma série de pares para a Grã-Bretanha. Este animal ainda não é tão popular no Brasil, mas todos que conhecem e criam,estão tentando popularizar a espécie no país.

Os gerbos

O grupo Meriones (oficialmente conhecido como gerbos) habitam o norte da África, Turquia e norte-oeste da Índia para a Ásia Central.

Famílias de Gerbil e habitat


Os Gerbos selvagens vivem em unidades familiares de cerca de vinte gerbos.Nestes grupos apenas uma fêmea e um macho acasalam em uma base regular. Eles moram em uma grande toca que geralmente se estende por cerca de vinte centímetros abaixo do solo e é composto de várias câmaras para armazenamento de nidificação e alimentação.

Dieta e audição

Sua dieta é composta principalmente de sementes de plantas, raízes e folhas. Apesar do fato de que eles são essencialmente vegetarianos, os esquilos podem complementar sua dieta com insetos. A Toca do gerbil é seca, mas pode também tornar-se terrivelmente fria. Esta é a razão pela qual gerbos tem pouca umidade, gerando quantidades mínimas de urina e transpiração, e também preservam o calor por terem desenvolvido um corpo diferenciado, cauda peluda e orelhas exteriores modestas. Em comparação com os ouvidos médios e interno são realmente muito grandes,eles evoluíram para oferecer detecção soberba de ruídos de baixa frequência, como os produzidos pelo bater de asas de uma coruja. Gerbos raramente emitem sons, comunicam-se normalmente pelo cheiro. A maioria da comunicação por som ocorre durante os períodos de perigo ou por contacto sexual e é constituído também por batidas de pé.

Gerbils como animais de estimação

Gerbils, ótimos animais de estimação

Gerbils são extremamente populares como animais de estimação e pode ser muito divertido. Eles são super fáceis de limpar, cuidar e alimentar. Se você está pensando em adquirir um Gerbil como animal de estimação e companheiro, você deve aprender a cuidar deles.

O tamanho e o tempo de vida de um Gerbil

Um Gerbil adulto pode viver até 3 anos, alguns podem viver até mais. Eles podem medir até 12 cm de corpo e 6-12 cm de cauda,pesando de 52 a 133 gramas.

Como abrigar seu Gerbil

Um par de Gerbils irá viver feliz em um aquário de 10 litros, embora, quase nada é grande demais para animais de estimação. Gaiolas de madeira e/ou com o fundo de plástico, serão uma má ideia, pois os Gerbils gostam de cavar e roer suas casas.

Como alimentar seu Gerbil

Você pode facilmente encontrar comida pré-misturada para Gerbil, em uma loja de animais local. Você também pode misturar seu próprio alimento, com sementes, frutas secas, vegetais, legumes e rações extrusadas. Gerbils realmente gostam de sementes de girassol e tendem a comer em maior quantidade. Você pode usá-las durante o treinamento ou para fazer amizade com seus gerbos. procure mantê-los longe de alimentos gordurosos e ricos em amido, para mantê-los saudáveis ​​e ativos.
Gerbils normalmente obtêm uma necessidade de água a partir dos alimentos que ingerem. Mas como os alimentos para animal de estimação é muito seco, coloque sempre água fresca na gaiola. 

Seu Gerbil social

Ao contrário dos hamsters, é uma má ideia ter um único Gerbil como animal de estimação. Gerbils são criaturas altamente sociais e ter companhia torna mais ativo, feliz e tem uma vida mais longa. Os roedores selvagens vivem em grupos familiares de cerca de 20 indivíduos. Dois machos ou duas fêmeas que se conhecem podem facilmente e com segurança ser mantidos juntos. Normalmente, a escolha de Gerbils da mesma ninhada é o caminho a percorrer. Nunca tente introduzir um jovem Gerbil em uma gaiola com um Gerbil mais velho. É provável que haverá uma luta, que pode resultar na morte do Gerbil mais jovem.

Cuidando do seu Gerbil

Normalmente, você deve alimentar o seu Gerbil todos os dias. Mas, se você precisa ir embora por um dia ou dois, basta preencher a tigela de alimentação com comida extra que não haverá mal algum. O bebedouro (tipo mamadeira) cheio, dura em média uma semana, mas você deve trocar a água pelo menos uma ou duas vezes por semana, mantendo sempre a água fresca.
Como eles vêm do deserto, suas fezes são muito secas e estão na forma de pequenas bolinhas. Além disso, eles costumam ter um local para excrementos, o que torna a limpeza muito fácil. Você vai precisar substituir o ninho pelo menos uma vez por mês ou sempre que necessário. Deixe uma pequena parte do antigo ninho, para que o novo tenha um aroma familiar.
Gerbils são animais noturnos, a maior parte das suas atividades acontecerão enquanto você estiver dormindo, mas após um certo tempo de convívio, seus Gerbils podem facilmente se adaptar aos seus horários.

Gerbil, animal social

Gerbils precisam de companhia


Gerbos são animais puramente sociais. Eles adoram a companhia de outros membros de sua espécie e isso se reflete em seu comportamento. Sua característica mais "visível" é a sua intensa curiosidade sobre seus arredores. Sons e novos objetos atraem a sua atenção e que o animal vai imediatamente procurar entender o que está acontecendo. Devido a essa peculiaridade gerbos são animais muito dóceis e normalmente não mordedores.

Batendo os pés

É muito comum para eles para carimbar ritmadamente no chão com as patas traseiras. Só poderia haver duas razões para isso: poderia ser um aviso para os outros membros da colônia sobre o perigo, ou o animal está sexualmente excitado. Eles também fazem um som muito parecido com um piado (muitas vezes durante o sono, e bem baixo, quase não notório).

Linguagem Corporal



Sua linguagem corporal é um poderoso meio de comunicação e até mesmo nós, seres humanos somos capazes de reconhecer alguns dos seus gestos mais comuns:
  • quando eles se saúdam eles lambem o focinho do outro, numa espécie de troca de beijos
  • você vai saber que eles estão relaxando quando você vê-los cuidando um do outro
  • quando um gerbil está deitado de costas na frente do outro, ele está convidando o outro para brincar
  • eles expressam curiosidade quando olham ao redor freneticamente cheiram e provar tudo o que encontram ao seu redor
  • boxe entre jovens gerbos é muitas vezes uma brincadeira, mas também pode ser uma luta real.
Gerbos podem realmente ser menos dóceis do que pensamos em algumas ocasiões, especialmente para gerbos de outra colônia. Pode ser relativamente fácil introduzir novos membros em um grupo quando eles estão todos jovens, mas fazer isso com animais adultos é arriscado.Depois de terem atingido a maturidade, a introdução de novos membros provavelmente levaria a conflitos territoriais sangrentas que poderia até acabar em morte.
Manter apenas um gerbil é simplesmente ERRADO. Ele certamente irá sofrer de solidão e vai levar uma vida curta, chata ,uma vida não saudável. A melhor opção é manter um par do mesmo sexo (sugerimos que sejam machos, que são menos agressivos do que as fêmeas, mas há diferentes pontos de vista sobre isso). Se você tentar manter um macho e uma fêmea juntos, se prepare para ter um monte de filhotes.